sábado, 4 de julho de 2009

Forever Bright Toothgel

Gel dental - 130g - Composta de Aloe Vera e Própolis, Hortelã e Menta, protege das placas bacterianas. Refrescante, é um dentifrício de ação prolongada e branqueador dos dentes.

Forever Bright é formulado para o uso de toda a família e contém ingredientes crus de alta qualidade. Também contém flavorizantes naturais de hortelã e menta. Ao ingrediente principal (o gel de Aloe Vera estabilizado), é acrescentado o Própolis de abelha. Esta combinação não apenas provê a propriedade antibacteriana contra as placas dentárias e a manutenção de um hálito sempre fresco, mas também propriedade antiinflamatória, que beneficia as gengivas e as camadas mais delicadas e profundas da boca, tanto dos adultos como das crianças. É particularmente boa para tratar sangramentos de gengivas e aftas, podendo ser aplicada diretamente no machucado, quando escovar se torna doloroso.

Ingredientes: Aloe Vera Gel Estabilizado, Sorbitol, Silica, Lauril Sulfato de Sódio, Musgo da Irlanda, Própolis, Flavorizante natural de Hortelã e Menta, Sacarina Sídica, Benzoato de Sódio, Glicerina, Complexo de Cobre-clorofila.

Pontos-chave: Evita as placas; Branqueia sem ajuda de agentes abrasivos, acalma as infecções de gengiva com sua ação bactericida, ajuda a melhorar as aftas e sangramentos; não contém flúor (existe uma vasta corrente de odontologistas que são contra a adição de flúor nas pastas de dente, uma vez que não causam resultado pelo pouco tempo que permanecem nos dentes durante a escovação, além de ser um agente tóxico ao organismo se ingerido, podendo causar diversos males à saúde).

Embalagem: Tubo com 130g

O “impossível” é apenas uma palavra.

O "impossível" é apenas uma palavra.Todos nós, em algum momento das nossas vidas, sonhamos em ser alguém especial, alguém reconhecido e importante. Quem não fantasiou já em ser um Cristiano Ronaldo ou uma Cameron Diaz? Quem não sonhou em ser modelo ou miss universo? E quantas vezes não sonhou já em ter uma fortuna incalculável, ser bem sucedido ou ter um relacionamento extraordinário com a pessoa dos seus sonhos?

Muitas vezes sonhamos em grande e temos muitas aspirações. Infelizmente os nossos sonhos não passam disso mesmo, de simples sonhos. E as nossas aspirações vão acumulando pó nos escombros das nossa memórias distantes.

Mas devido a um turbilhão de eventos, a nossa vida é sujeita a uma tremenda mudança de direcção. Em vez de experimentar aventuras emocionantes, é apanhado na monotonia da vida do dia-a-dia, deixando de viver e apenas existir ou sobreviver.

Mas sabe de uma coisa? A vida pode ser MUITO melhor, basta para isso, aprender a colocar a barreira bem mais elevada.

O problema mais comum em colocar objectivos na nossa vida é a utilização da palavra “impossível”. Grande maioria das pessoas sai do percurso quando começa a pensar “eu não vou conseguir fazer aquilo”. Ou “é muito difícil”. Ou ainda “é praticamente impossível”, “ninguém consegue fazer isso”.

No entanto, se todos pensassem assim não existiriam coisas novas, ninguém iria conseguir inventar nada de novo, a humanidade não teria presenciado a tremenda evolução que se tem vindo a verificar.

Lembre-se que quando os cientistas estudaram a abelha concluíram que seria teoricamente impossível a humilde abelha voar. Mas felizmente para a humilde abelha nunca ninguém lhe disse que seria impossível voar. Então ela voa.

No sentido inverso, algumas pessoas sofrem por sonhar numa vida incrível mas sem passar à acção. Resultado? Desilusão e aspirações desfeitas.

Se você se limitar com duvidas sobre as suas reais capacidades e com hipóteses de auto-limitação, você nunca vai ser capaz de se superar, e alcançar aquilo que acha ser impossível.

Experimente o seguinte exercício: Escreva num pedaço de papel alguns dos objectivos que pretende alcançar na sua vida. Numa coluna coloque as coisas que “sabe que consegue alcançar”. Na coluna ao lado escreva as coisas que “julga ter 50% de hipóteses de alcançar”. E por fim na terceira coluna escreva aquilo que julga ser “impossível de alcançar”.

Agora olhe para os cabeçalhos e esforce-se todos os dias para realizar os objectivos que você “sabe que consegue alcançar”, à medida que vai realizando os objectivos risque-os da sua lista. Quando terminar a coluna das coisas que você “sabe que pode alcançar”, passe para a coluna que “julga ter 50% de hipóteses de alcançar”, nesta coluna à medida que vai concretizando estes objectivos risque os que concretizou e coloque um dos que estejam na coluna “impossível de alcançar” a substituir os que realizou.

À medida que vai avançando neste processo, vai descobrir que as metas que achava que eram impossíveis de realizar se vão tornando mais fáceis de concretizar. E o impossível vai começar lentamente a parecer possível.

Esta técnica não limita a sua imaginação. Obriga-o a colocar em papel alguns objectivos bem elevados e faz com que trabalhe pouco a pouco na concretização das suas metas.

Aqueles que apenas sonham em alcançar as suas metas, sem trabalho árduo, acabam desiludidos.

Por outro lado, se à uma centena de anos alguém dissesse que o homem iria à lua ninguém acreditava. Se dissessem quem seria possível enviar uma mensagem para o outro lado do mundo em apenas alguns segundos, diriam que isso só seria possível em sonhos. Mas com alguma vontade, sacrifício e perseverança, todos esses sonhos considerados impossíveis são agora uma realidade incontestável.

Thomas Edison disse uma vez que o génio é 1% inspiração e 99% transpiração. De facto Edison sabia do que estava a falar. Para alguém alcançar os seus sonhos mais extravagantes necessita de muito trabalho árduo, muita disciplina e hábitos saudáveis que permitam dar pequenos passos em direcção às metas delineadas.

Pergunte a qualquer “personal trainer” que ele lhe dirá que para melhorar fisicamente terá de sair da sua zona de conforto e trabalhar diariamente em prol das suas metas. Lembre-se da frase “No pain, No gain” ou seja “Sem sacrifício não há ganho”.

Portanto amigo, sonhe! Mas não se deixe atrapalhar pelas suas falsas auto-limitações. Pense em grande mas trabalhe na mesma medida, porque o prazer da conquista é proporcional ao sofrimento necessário para a alcançar. Sonhe, lute de forma aguerrida com todas as armas disponíveis e nunca nunca nunca MAS NUNCA desista de tentar alcançar tudo aquilo que sempre sonhou.

Por Edgar Pina

Melhore a saúde do seu cérebro, dicas e conselhos.

Melhore a saúde do seu cérebro, dicas e conselhos.O cérebro humano é a alma do seu sistema nervoso. Controla actividade involuntárias tal como a respiração, digestão, e o batimento cardíaco, que também é uma função automática do corpo humano. Este órgão também controla outras actividades conscientes que são consideradas actividades de ordem superior comoraciocínio, abstracção, e pensamento. Océrebro humano é superior a qualquer outrocérebro de uma outra qualquer espécie conhecida.

O cérebro é também o centro sob o qual outras características humanas são definidas. A criatividade por exemplo, é uma característica associada ao cérebro. Tal como a personalidade. O cérebro deixa-nos tomar decisões e definir cores e cheiros. Este órgão controla também todas as outras actividades de percepção do corpo humano.

No entanto, o cérebro humano, por muito forte ou invencível que possa parecer, não irá permanecer assim para sempre. Tal como com qualquer outra parte do corpo, o cérebro humano envelhece e enfraquece com o passar do tempo. O estilo de vida e outros factores externos afectam a velocidade do processo de envelhecimento. À medida que vai envelhecendo o cérebrovai ficando mais lento em termos de funcionamento e vai tendo cada vez mais dificuldades de se rejuvenescer. No entanto, existem formas de optimizar o funcionamento do cérebro reduzindo o impacto do envelhecimento no mesmo. Veja em seguida algumas dicas que o podem ajudar.

1 - Tenha um estilo de vida saudável

O cérebro é parte integrante da anatomia humana. É provavelmente o órgão mais importante do corpo, mas claro, todos sabemos que cada órgão trabalha para o correcto funcionamento de todos os outros. O cérebro está sempre sujeito ao estilo de vida que o seu dono leva. No caso da pessoa gostar demasiado de álcool, pode não usufruir de todas as potencialidades do seu cérebro. O álcool e algumas outras substâncias destroem as células que compõem o cérebro. Sendo océrebro um órgão que não pode ser substituído e que terá de viver com o seu durante toda a vida, convêm que o preserve.

2 - Coma os alimentos certos

Comer os grupos alimentares certos irá claramente trazer benefícios para o seu cérebro. Océrebro é a parte mais activa do corpo humano. Mesmo quando um dorme, o cérebro permanece activo e vibrante. O seu cérebro irá agradecer se comer de forma equilibrada os grupos alimentares certos. Infelizmente quando pensamos em melhorar a nossa dieta apenas o fazemos para melhorar o nosso aspecto exterior esquecendo-nos que quem mais beneficia com a nossa opção é mesmo o nosso corpo a nível interno.

3 - Dedique algum tempo ao exercício físico

O exercício físico não é apenas saudável para o seu corpo, é também bastante saudável para a sua mente. Como tal o seu cérebro beneficia em grande escala de um estilo de vida mais balanceado.

4 - Liberte-se do stress sempre que possa

Nos dias que correm com toda a competitividade e velocidade com que vivemos o nosso cérebroestá sujeito mais do que nunca a pressões que podem trazer complicação no futuro. Tire pelo menos um dia por mês para relaxar, para esquecer os problemas e dormir uma noite tranquila. Será como um respirar fundo para o seu cérebro.

5 - Dedique algum tempo à leitura ou a actividades intelectuais

Porque o seu cérebro é como um músculo e precisa de exercício, dedique menos tempo à televisão e delicie-se com um bom livro ou então pondere alguns jogos como o xadrez. Lembre-se que quem passa demasiado tempo sentado sem exercício físico atrofia e perde elasticidade, com o seu cérebro acontece a mesma coisa quando não é estimulado.

Cuide do seu cérebro porque sem ele você não passa de um vegetal.

Por Edgar Pina

Jim Rohn | A melhor altura para agir.

Para quem nunca ouviu Jim Rohn ao vivo pode ter dificuldades em entender apenas pela sua literatura o poder do discurso e o sentido das suas palavras. Jim Rohn é uma das lendas vivas no que toca a auto-motivação e desenvolvimento pessoal, citado pelos mais ilustres palestrantes. Professor e motivo de inspiração para muitos.

Fique então com um dos textos de Jim Rohn que mais pessoas tem ajudado em todo o mundo.

A melhor altura para agir, por Jim Rohn.

Aprender a ser verdadeiramente disciplinado requer que desenvolva a habilidade de agir. Não precisa de ser imediatamente se não for necessário, mas também não deve perder muito tempo para começar a agir. Aqui tem a melhor altura para agir: quando a ideia ainda está quente na sua mente e a emoção à flor da pele.

Digamos que você gostaria de construir a sua biblioteca. Se existir em si um desejo verdadeiro e força suficiente, aquilo que terá de fazer é adquirir o primeiro livro. Depois o segundo livro. Actue o mais rápidamente possível, antes que o desejo passe e antes que a ideia se esfume.

A lei da diminuição das intenções, por Jim Rohn.

Nós temos a intenção de agir quando a ideia nos surge pela primeira vez. Temos a intenção de fazer qualquer coisa quando a emoção está no seu auge. Mas caso após essa intenção não se siga uma acção, o sentido de urgência começa a diminuir. Um mês depois a emoção arrefeceu. Um ano depois já não a conseguimos encontrar.

Portanto, aja o mais rápido possível. Discipline-se para que quando atingir o auge da emoção e a ideia é forte, clara e poderosa. Se alguém lhe falar sobre bem-estar e você ficar motivado com a ideia, então precisa comprar rápidamente um livro sobre a matéria. Compre o livro antes que a ideia passe, antes que a emoção arrefeça. Inicie o processo. Deite-se no chão e faça algumas flexões. Você precisa de começar a agir; porque de outra maneira a sabedoria é desperdiçada. A emoção em breve irá passar a menos que a aplique a uma actividade de forma disciplinada. Adisciplina permite-lhe captar a emoção e a sabedoria e traduzi-los numa acção. O segredo reside em você aumentar a sua motivação definindo rápidamente as disciplinas necessárias. Fazendo-o inicia-se todo um novo processo de vida.Jim Rohn | A melhor altura para agir.

A auto-valorização, mais conhecida como auto-estima é aquilo que mais tem a ganhar com adisciplina. Muitas das pessoas que ensinam sobre auto-estima não entendem a ligação que esta tem com a disciplina. Mas quando começamos a sentir existir uma real falta de disciplina a nossa mente inicia um fascinante processo de “auto-destruição”. Uma das maiores tentações que temos é a de irmos facilitando. Em vez de fazer o seu melhor, você permite-se fazer apenas um pouco menos do que o seu melhor. É suficientemente claro que você assim inicia um processo gradual de redução da sua auto-estima.

Existe um problema quando você se torna negligente. É que a negligencia começa como uma infecção. Se não tomar cuidado, torna-se numa doença. E uma atitude negligente leva sempre à próxima atitude negligente. Mas pior do que isso, quando se começa a negligenciar, isso diminui a sua auto-estima. E quando isso acontece, como é que você consegue ganhar novamente respeito por si mesmo? Por isso, tudo o que tem a fazer é agir agora mesmo! Comece com uma pequenadisciplina que esteja de acordo com a sua própria filosofia de vida. Faça um compromisso consigo: “Eu irei disciplinar-me em alcançar os meus objectivos, para que nos próximos anos eu possa celebrar o meu sucesso.”

Se você começar a trabalhar nos seus objectivos, os seus objectivos irão trabalhar em si. Se você começar a trabalhar no seu plano de acção, o seu plano de acção irá trabalhar em si. Qualquer coisa boa que construímos acaba por nos construir.

Texto retirado de uma compilação com as melhores palestras de Jim Rohn.

Por Edgar Pina

Seja optimista desfrute da vida.

Será que vale mesmo a pena ser optimista? Será que os optimistas têm alguma vantagem na forma como enfrentam os problemas? O seguinte artigo irá tentar responder a estar a a outras perguntas sobre a forma optimista de viver a vida.

Se ficar em segundo lugar num concurso de escrita, irá saltar de alegria e apostar em melhores resultados para a próxima vez ou irá sentir-se desencorajado e tentar encontrar uma desculpa para não voltar a concorrer?

Na vida, somos sempre confrontados com escolhas. Poderá escolher uma visão pessimista e viver uma vida de derrota, ou poderá decidir a via optimista, e viver uma vida desafiante e preenchida.

Porquê promover um ponto de vista optimista? E como?

O optimismo tem sido relacionado com o bom humor e a moral positiva; ao sucesso académico, atlético, militar, ocupacional e político; à popularidade; a um estado de saúde positivo e até mesmo a uma vida longa e à libertação dos traumas.

Por outro lado, as taxas de depressão e de pessimismo nunca foram tão elevadas, afectando tanto os adultos de meia-idade, como os indivíduos mais jovens. A idade média do diagnóstico da depressão mudou dos 30 para os 15 anos de idade. Já não é uma desordem exclusiva das domésticas de meia-idade, sendo agora também comum entre os adolescentes.

“Dois homens observam a rua através das mesmas grades: um deles vê lama, o outro vê estrelas.” – Frederick Langbridge, A Cluster of Quiet Thoughts.

Seja optimista desfrute da vida.

Eis como as pesquisas provam que vale a pena ser optimista:

Os optimistas esperam sempre o melhor.

A característica definidora dos pessimistas é a sua tendência para acreditar que os maus acontecimentos, que duram muito tempo e minam todas as suas tarefas, são da sua culpa.

A verdade é que os optimistas são confrontados com os mesmos percalços da vida. O que difere é a forma de explicar os azares – de maneira oposta aos pessimistas. Os optimistas tendem a acreditar que o azar será apenas temporário e que as causas se limitam apenas a esse determinado caso. Eles tendem a concentrar-se num problema de cada vez, utilizando a «reinterpretação positiva». Por outras palavras, os optimistas tendem a reinterpretar uma experiência positiva de modo a aprenderem e amadurecerem. Estas pessoas vêem as más situações como desafios, tentando ainda mais.

Os optimistas não dizem «as coisas nunca vão melhorar», «se falhei uma vez, irei falhar de novo» e «se tiver azar numa determinada parte da vida, isso irá afectar toda a minha vida».

As expectativas positivas dos optimistas também prevêem melhores reacções durante as transições para novos ambientes, tragédias repentinas ou desfechos inesperados. Se caírem, levantar-se-ão. Os optimistas vêem oportunidades em vez de obstáculos.

As pessoas respondem aos optimistas de forma positiva.

Os optimistas são pró-activos e menos dependentes dos outros para serem felizes. Não têm necessidade de controlar ou manipular os outros e costumam atrair as pessoas com facilidade. A sua visão optimista do mundo pode ser contagiosa e influenciar os que estão consigo.

O optimismo parece ser um traço social desejado em todas as comunidades. Aqueles que sãooptimistas são geralmente melhor aceites, enquanto os que reflectem tristeza, pânico e histeria são pior aceites.

Na vida, são estas pessoas que vencem a maioria das eleições; são vistos como de confiança e adequados para dar conselhos.

Quando as coisas se tornam difíceis, os optimistas ficam ainda mais fortes. Estes mantêm níveis mais elevados de bem-estar durante alturas de stress do que aqueles que são menos optimistas. Em contraste, os pessimistas tendem a reagir a acontecimentos stressantes negando a sua existência ou evitando lidar com os seus problemas, deixando de tentar quando as dificuldades aparecem.

Os optimistas são insistentes, não desistem facilmente e são conhecidos pela sua paciência. Avançam passo a passo, caminhando para o seu objectivo.

Os optimistas são mais saudáveis e vivem mais tempo.

Pesquisas médicas comprovam que simples prazeres e pensamentos positivos podem aumentar as defesas do corpo.

A saúde dos optimistas é frequentemente boa. Envelhecem de forma agradável, sofrendo muito menos das doenças normais da idade. Tendem também a viver mais tempo do que aqueles com propensão para os pensamentos negativos.

Então, porque não tornar-se um optimista? Pensar positivo leva a uma vida mais preenchida.

Porque não alcançar o sucesso? Porque não ser complacente? Tal como todos os outros, irá encontrar obstáculos, mas não se deixe abater. Erga-se da lama e aumente as suas oportunidades para tomar o caminho certo. E porque não inspirar outros a tirar os seus óculos escuros e a ver a vida pelo lado positivo? Opte por um estilo de vida optimista e supere os problemas com um sorriso nos lábios.

Por Edgar Pina

Forever Alpha-E-Factor

Loção regeneradora da pele - 30ml - Forever Alpha-E-Factor é uma loção que contém extrato emoliente de Aloe Vera e é fortificada com as vitaminas A, C e E, óleo de Borage (ou Óleo de Borragem, melhora os sintomas pré-menstruais - TPM, abaixa a pressão sanguínea e é eficaz contra erupções e inflamações cutâneas), bisabolol (extrato natural fluido da camomila, com propriedades antiinflamatória, cicatrizante e anti-séptica) e outros ingredientes que fornecem máxima proteção contra agressões ambientais. Sua base é constituída por nosso gel de Aloe Vera puro, estabilizado, com todos os seus benefícios para a saúde, hidratação, nutrição e absorção.

Embalagem: Tubo com 30ml

R3 Factor Skin Defense Creme

Creme suavizante para a pele - 56,7g - Creme Facial contendo um complexo de alfahidroxiácidos, para suavizar e condicionar a pele, bem como diminuir a aparência de rugas finas e sinais de envelhecimento.

Embalagem: Tubo com 56,7g

alfahidroxiácidos (AHA): compostos de origem natural, não tóxicos, extraídos de frutos e alimentos, auxiliam na prevenção do fotoenvelhecimento cutâneo, nas pequenas rugas, nas hiperpigmentações causadas pelo excesso de radiação solar e no ressecamento cutâneo, favorecendo o aparecimento de uma pele rejuvenescida e hidratada. Adicionalmente, auxiliam na prevenção da oleosidade cutânea, reduzindo os comedões e hiperseborréia, melhorando notavelmente a textura deste tipo de pele, fechando os poros dilatados e possibilitando um aspecto cutâneo mais uniforme.

Pensamento criativo ou resolução criativa de problemas.


Pensamento criativo ou resolução criativa de problemas.Porque os problemas na grande maioria das vezes só se solucionam com alguma ponderação, apresento-lhe o pensamento criativo e a sua aplicação na resolução criativa de problemas.

Quantas vezes não deu por si a afirmar que não existe outra solução para um determinado problema - e que esse problema leva a um poço sem fundo? Quantas vezes se sentiu impotente perante um problema, sem opções ou soluções?

Alguma vez sentiu ter explorado todas as opções possíveis e, mesmo assim, não ter alcançado a solução? Ao deparar-se com vários problemas, poderá sentir que está a martelar numa montanha de ferro. A pressão de ter de resolver um determinado problema é esmagadora.

Regozije-se! Ainda há esperança!

Com algumas técnicas de resolução de problemas, poderá ver os problemas de uma maneira diferente e ver a luz ao fundo do túnel, que lhe traz possíveis soluções.

Em primeiro lugar, à luz da resolução criativa de problemas, deverá ter a mente aberta para o facto de poder haver mais do que uma solução para um determinado problema. E deverá aceitar o facto de que podem existir soluções para problemas que julgava impossíveis de resolver. Agora, com este pensamento positivo, podemos tentar ser um pouco mais criativos na resolução de problemas.

Número um: Talvez a razão para não conseguirmos resolver os nossos problemas seja ainda não termos analisado com atenção o problema em si. É essencial tentar entender o problema e ter um conhecimento concreto dos factos. Se souber como o problema funciona, no que consiste, então construiu um fundamento para a sua resolução. Não tente reduzir o problema a uma frase. Tente identificar as entidades participantes e as suas relações entre si. Tome nota daquilo que tem a ganhar e do que tem a perder com a situação. Agora sim, tem um resumo do que consiste o problema.

Número dois: Tente tomar nota de todos os constrangimentos e suposições. Por vezes, são estas suposições que obstruem a visão das possíveis soluções. Deverá identificar quais as suposições válidas e quais devem ser analisadas.

Número três: Tente resolver os problemas por partes. Parta de uma visão geral para uma visão detalhada de cada parte do problema. Este método é denominado de top-down. Escreva a questão, e tente formular uma solução de uma única frase, a partir dessa mesma questão. A frase deverá consistir numa solução geral para o problema. A partir desta frase, poderá desenvolver a solução, posteriormente, e aumentar gradualmente a sua complexidade.

Número quatro: Apesar de o pensamento crítico ser útil na resolução de um problema, também deverá manter um pensamento criativo e analítico. Quando alguém apresenta uma proposta de solução, tente perceber como poderá fazer com que essa solução seja eficaz. Tente ser criativo. Do mesmo modo, procure identificar as falhas dessa mesma proposta.

Número cinco: É importante relembrar que podem ser desenvolvidas várias soluções ao mesmo tempo. Tente acompanhar todas as soluções e o seu desenvolvimento. Lembre-se que pode haver mais do que uma solução para um determinado problema.

Número seis: Lembre-se do velho ditado «duas cabeças pensam melhor do que uma». Isto é mais verdadeiro do que pensa. Esteja sempre aberto a novas ideias. Ouvir as ideias dos outros só lhe trará benefícios. Isto é especialmente verdadeiro quando a pessoa que o aconselha já passou por problemas similares aos seus. Você não tem de ser um herói solitário na resolução do seu problema. Será bastante melhor se conseguir obter vários tipos de pensamento criativo sobre o assunto.

Número sete: Seja paciente. Enquanto for perseverante, irá sempre existir a oportunidade de surgir uma solução. Lembre-se de que ninguém cria nada de novo à primeira tentativa, por vezes são necessárias várias tentativas e de diversos ângulos diferentes.

Existem alguns exercícios criativos que o podem ajudar na tarefa de resolver os problemas de forma criativa.

Eis um exemplo: pegue num pedaço de papel e escreva, no seu centro, uma palavra qualquer. Agora, observe a palavra que escreveu, e escreva as primeiras duas palavras que lhe ocorrer. Isto poderá continuar até ter construído uma árvore de palavras. Esta tarefa irá ajudá-lo a desenvolver as suas capacidades analógicas e a fortalecer o seu processo criativo.

Portanto, a próxima vez que se deparar com um problema que acha que não consegue resolver, pense de novo. A solução pode estar mesmo à sua frente, sendo apenas necessário algumpensamento criativo, planeamento, e imenso trabalho.

Por Edgar Pina

A Felicidade Genuína vem de dentro, torne-se uma pessoa genuinamente feliz.

A Felicidade Genuína vem de dentro, torne-se uma pessoa genuinamente feliz.A vida não é um mar de rosas. Por vezes, quando parece que o mundo é demasiado pesado para mim, olho à volta e vejo pessoas que vivem vidas fascinantes e maravilhosas, vidas recheadas de felicidade genuína, e surgem pensamentos na minha cabeça, como bolhas vindas do nada - «Como é que a vida deles se tornou tão agradável? Como é que consegue rir e brincar, mesmo tendo uma vida atarefada e stressante?». Então paro por um momento, e observo… Calculo que, talvez, eles trabalhem num sítio chamado «eu».

Como podemos ser genuinamente felizes? O primeiro passo é amar-se a si mesmo.

Um professor de teologia conhecido disse uma vez «amar significa aceitar». Para conseguirmos amar-nos a nós próprios, devemos aceitar que não somos perfeitos, mas que, por detrás das imperfeições, temos coragem e força para descobrir como melhorar ou como superar os nossos erros.

A felicidade genuína também inclui o contentamento. Quando está contente com o seu emprego, com a sua aparência, família, amigos, com o sítio onde vive, com o seu carro, e todas as coisas que possui – quando isto é verdade, então tem a resposta à questão de como ser genuinamente feliz.

Quando descobrimos um pequeno ponto de partida que venha de dentro de nós, este ponto irá eventualmente levar a outros. Mas, se continuar a questionar a vida, isto não lhe trará nenhum benefício, e nunca conseguirá encontrar a felicidade genuína.

Eu acredito que a vida consiste em descobrir o que está certo e o que está errado, tentar e falhar, ganhar e perder. Estas coisas acontecem com tanta frequência como inspirar e expirar. O fracasso é tão abundante e necessário na vida de uma pessoa como o ar. Mas isto não nos deve impedir de ser felizes.

Como é possível sermos felizes, mesmo tendo tudo isto em conta?

Eu dir-lhe-ei… cada vez que faz um esforço para melhorar a qualidade da sua vida, seja limpar o seu quarto, ajudar um amigo, tomar conta do seu cão doente, chumbar num teste e fazê-lo de novo, a vida dá-lhe pontos equivalentes ao seu esforço.

Imagine a vida como um grande quadro de resultados, tais como os utilizados pela Liga de Futebol. Cada vez que dá um passo em frente, soma mais pontos. Não seria agradável olhar para o tal quadro de resultados, no final de cada jogo, e pensar para si mesmo «Uau! Ganhei um ponto hoje. Ainda bem que tentei.», em vez de vê-lo em branco e murmurar «Bolas, não ganhei nenhum ponto, hoje. Quem me dera ter tido coragem para tentar. Podíamos ter ganho!», e afastar-se.

A felicidade genuína não é conduzir o melhor carro de Fórmula 1, ou receber o prémio de melhor empregado do ano, ganhar o melhor salário ou superar as quotas de vendas. Por vezes, os prémios mais procurados na vida não vão para os mais rápidos, os mais fortes, os mais bravos ou até mesmo para os melhores.

Então, como tornar-se genuinamente feliz?

Todos têm a sua própria definição de «felicidade». A felicidade, para um escritor, pode significar editar o maior número de best-sellers possível. Para um novato do futebol, pode significar ganhar o prémio de jogador revelação do ano. Para um mendigo, a felicidade pode significar ter muito dinheiro. Para um empresário, poderá ser o sucesso das suas empresas.

Mas, afinal, como nos tornamos genuinamente felizes?

É simples. Não é necessário possuir todas as melhores coisas do mundo. A felicidade genuínaconsiste dar o seu melhor em cada tarefa. Quando der por si a rir dos seus próprios erros e a dizer «Oh, farei melhor para a próxima», estará a construir uma enorme força de perseverança, que irá fazer com que se levante e tente de novo - e isso fará de si uma pessoa genuinamente feliz.

Ao aprender a aceitar-se a si mesmo e aos seus erros, está a dar o primeiro passo no projecto «como tornar-se uma pessoa genuinamente feliz».

Se souber aceitar os outros, será também aceite. Se amar e souber amar, irá receber dez vezes mais amor do que aquele que emana.

Pergunte-me de novo como se poderá tornar uma pessoa genuinamente feliz.

Vou falar-lhe de um amigo meu que uma vez disse: «Todos sabemos que rir é o melhor remédio. Mas a maioria das pessoas não sabe que a melhor forma de rir é rirmos de nós próprios. Desta forma, não só ficamos contentes… tornamo-nos livres.»

Por Edgar Pina