sábado, 30 de janeiro de 2010

A importância da duplicação

por Bruno Figueiredo Nogueira


Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
(Cora Coralina)

O mercado de Marketing Multinível é um eterno aprendizado, e cada dia que passa me surpreendo mais com a similaridade que o mesmo tem com as técnicas mais atuais de liderança e gestão corporativa. Mesmo tendo sido criado na década de 50, desde o início ele tem se destacado pelo bom senso no que tange o relacionamento entre pessoas.

Uma das agradáveis surpresas que tive foi em relação ao conceito de duplicação. Este é bastante antigo em MMN e nos últimos anos temos visto o mundo corporativo adotar processos muito similares. Um dos que gostaria de destacar nesse artigo é o coaching. Buscando uma definição na internet, em sites voltados para executivos e gestores, encontrei essa pérola:

“Coaching é o processo de desenvolvimento de competências. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, metas e desejos. É um processo de investigação e reflexão. Descoberta pessoal de fraquezas e qualidades. Aumento da consciência de si. Aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida com estrutura e foco. O processo oferece feedback realista e apoio.”

No multinível isso sempre foi uma realidade, e talvez até mais: uma necessidade. Temos todo esse mesmo processo, mas sob o nome de duplicação. Nesse mercado, para ter sucesso, obrigatoriamente você precisa promover o sucesso das pessoas que lidera. Precisa desenvolvê-las, prepará-las para agir e realizar ações em direção a um objetivo, como bem explica a definição. Neste caso específico, os objetivos são a qualificação e a independência financeira. Retenção de conhecimento em MMN é suicídio!

A maioria das empresas de multinível existentes hoje tem essa preocupação em relação à duplicação e oferece sistemas de treinamento altamente eficazes. Isso é um grande diferencial. Não é a toa que vemos algumas decolarem depois de implantarem esses sistemas e muitas que ainda não o utilizam não alcançarem resultados tão significativos. Precisamos nós, distribuidores independentes, também termos essa preocupação. Apóie seu downline, ajude-o a montar sua lista quente e seu plano de ação, acompanhe-o nas primeiras apresentações, mantenha- o sempre motivado e dê sempre o exemplo, mostrando o caminho para a próxima qualificação.

Já vi muitas pessoas, experientes ou não, preocupadas em aumentar cada vez mais a sua rede, não dando, no entanto, a devida importância para o downline já ativo. Trabalham muito bem a lateralidade da sua organização, deixando muitas vezes de investir na profundidade. A duplicação tem que ser feita e para alcançá-la, como bem define Don Failla em seu “O Básico”, é preciso chegar pelo menos no 3.o nível. Depois de patrocinar um novo distribuidor, você deve seguir 2 passos principais:

  • Ensiná-lo a também patrocinar.
  • Ensiná-lo a ensinar seu downline a também patrocinar.

    Pronto, você se duplicou e já é um grande passo para ver os resultados aparecerem. Só dessa forma é possível alcançar um crescimento consistente e sustentável e chegar ao topo dentro do mercado multinível. Ensine, auxilie, participe. Seguindo esse caminho você encontrará o sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aloé Vera,é a planta que promove a nutrição,saúde e beleza?